Pimenta Filmes  .  31 3292 6005  .  31 8874 0378  .  31 8775 0378   

pimentafilmes@hotmail.com . beatrixgoulart@gmail.com

Rua Alvarenga Peixoto 1116 . 201 . Santo Agostinho . BH . MG . Brasil . 30 180 120

 

Conservação e digitalização de acervo audiovisual
 

Parte importante da cultura contemporânea, mas somente nos últimos dez anos a preservação de imagens em movimento entrou na pauta de ações mais específicas e sistemáticas da UNESCO com o lançamento do Fundo para Salvaguarda do Patrimônio Fílmico.  Abaixo imagens de  cine jornais produzidos em Minas Gerais.

Pesquisa Iconográfica - PROJETO-MEMÓRIA:“DRUMMOND, TESTEMUNHO DA EXPERIÊNCIA HUMANA”
 

Utilizando da cronologia da vida de Carlos Drummond de Andrade (CDA) e dos fatos previamente destacados, determinamos os principais acervos em que encontraríamos os materiais referentes a cada tópico enfatizado, foi possível, então, iniciar a estruturação de um mapa de busca e de um cronograma.

Revelamos uma grande quantidade de documentos a respeito do poeta tópicos surpreendentes, como a participação do poeta em filmes e sua carteira de trabalho na Imprensa Oficial de Minas Gerais. http://www.projetomemoria.art.br    A Pimenta Filmes realizou a pesquisa em Minas Gerais.

Pesquisa Iconográfica- A Copa passou por aqui
 

"Guerra de gigantes" Direção: Beto Magalhães Belo Horizonte

Numa conversa entre duas gerações de apaixonados por futebol, histórias sobre as duas Copas do Mundo que passaram por Belo Horizonte são contadas. Foi lá que aconteceu uma das maiores zebras da história do futebol, a derrota da Inglaterra para os EUA em 1950. Cenas inéditas de um grupo de torcedores reverberam a perplexidade que atravessou o país durante os 7 a 1 dos alemães sobre os brasileiros, e fez-se o "Mineirazo". Esse foi um documentário produzido pela Sport TV com pesquisa de filmes antigos realizada pela Pimenta Filmes.

Pesquisa - História do Cinema em Minas Gerais
 

... meu primeiro objeto-filme de estudo, as imagens preservadas de Igino Bonfioli e Aristides Junqueira. 

Um  trecho recuperado de um filme se torna uma versão do passado. E como consequência  podemos ser levados a considerar o imponderável do próprio individuo -  história-filmes que estudamos. O trabalho com preservação audiovisual exige do pesquisador um elevado respeito pelo “outro”, por suas opiniões, pontos de vista ou recordações. E é esta visão de mundo que norteia nossa construção do filme-significado.

 

Pesquisa e RESTAURAÇÃO de filmes e fotos
 

Conservação e digitalização de acervo audiovisual

A História da preservação do cinema no Brasil é alicerçada na história oral, nos relatos dos filmes que desapareceram. Temos muitas pistas nos jornais,  arquivos, museus, cinematecas e acervos pessoais. Sabemos da importância de se mudar a realidade da falta de uma política pública séria com relação à história, memória e salvaguarda de filmes e demais material iconográfico. Há quase 10 anos, formamos um grupo que busca trabalhar a mudança dessa realidade. Assim nos reunimos todos os anos em Ouro Preto. Em detrimento de muitas perdas, buscamos a história dos filmes que restaram, participando de diversos projetos de preservação.

 

Acima algumas formas de avaliação do estado físico-química de películas, companheiros do Cine OP e do Soima - Safeguarding sound and Image Collections – curso realizado no Arquivo Nacional do RJ em parceria com o ICCROM - International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property.